domingo, 3 de julho de 2016

Qual é a minha intenção?

Esta foi sem dúvida a pergunta mais importante que me fiz, ao iniciar este caminho da Parentalidade Consciente: Qual é a minha intenção enquanto mãe?

Temos, claro, uma ideia geral dos pais que queremos ser, mas tantas vezes somos "obrigados" a agir instintivamente que as dúvidas surgem, principalmente quando o resultado - habitualmente o comportamento - não é o que esperamos.

Lemos livros, ouvimos opiniões, somos criticados ou apoiados e as nossas acções ficam confusas.

Ter as nossas intenções enquanto mãe/ pai bem definidas, ajuda-nos a escolher melhor o modo como agir no nosso dia a dia!

Essa reflexão é por isso essencial:

- Que tipo de mãe/ pai quero ser? (pode ajudar pensar o que gostaria que o meu filho dissesse de mim em adulto)

- Que qualidades, características e capacidades gostaria que a minha filha tivesse? Como devo agir para que elas se desenvolvam? Que tipo de pessoa devo ser? (como exemplo: se quero que a minha filha seja empática, respeitadora, autónoma, trabalhadora… que tipo de pessoa eu devo ser para potenciar isso? As intenções devem ser centradas em nós mesmos e não nos nossos filhos)

Esta reflexão constituem uma lista de intenções poderosíssima, não no sentido de nos criar pressão ou frustração quando não atingidas, mas servindo de farol ao longo da nossa vida e das nossas acções.

Não é uma lista estática, é um processo contínuo.

Partilho convosco o resultado da minha reflexão! O que eu quero ser enquanto mãe:






Sem comentários:

Enviar um comentário