segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Falas ou comunicas com o teu filho?

O ser humano começa a balbuciar as primeiras palavras geralmente antes de completar um ano de vida. O falar faz parte do nosso dia a dia. Na idade adulta, o nosso vocabulário pode abarcar aproximadamente 80 mil palavras. Falamos muito, sem no entanto conseguirmos muitas vezes expressarmos os nossos sentimentos, as nossas emoções e escutar e compreender as dos outros.

A comunicação é por isso uma arte que vamos desenvolvendo e pode ser sem dúvida uma poderosa ferramenta para o reforço positivo da conexão entre pais e filhos.

Uma comunicação mais consciente, pressupõe clareza, autenticidade, coerência, compreensão e empatia. Deverá ser assertiva, segura, sem agressividade, culpa ou medo. Basta pensarmos um pouco em como gostamos que comuniquem connosco?

Aqui ficam algumas "dicas" para uma comunicação mais consciente:

- Dá-te um tempo: a calma é importante, por isso principalmente em situações mais desafiantes, por vezes é necessário darmo-nos um tempo para respirar fundo. É difícil mas treina-se :) 
- Aproxima-te: Olha nos olhos da criança, desce ao nível dele para conversar
- Fica presente: escuta com atenção e com o coração. Evita interromper
- Pede apenas o que for possível fazer: dizer à criança "Sê corajoso", "Sê extrovertido" é muito teórico. É difícil ser-se algo diferente do que se é.
- Sê objectivo na tua comunicação: "Sê educado" é vago. Dizer: "é agradável quando cumprimentas as pessoas quando chegas" é mais específico.
- Comunica de modo positivo: "coloca os pés no chão" em vez de "não coloques os pés no sofá". É mais eficaz.
- Usa linguagem pessoal: "Eu preciso que fales um pouco mais baixo" em vez de "A mãe precisa que fales um pouco mais baixo". Faz diferença.
- Assume a responsabilidade: o que estás a dizer diz respeito ao outro ou a ti? Ex: "Ouve o que estou a dizer", "Sinto-me irritada contigo".
- Comunica sem pressupostos ou interpretações: "eu sei o que estás a pensar...", "já sei o que vais dizer"
- Evita demasiada interferência: aconselhar, consolar, contar uma história idêntica, manifestar pena, corrigir, encerrar o assunto. Às vezes tudo o que o teu filho precisa é apenas uma coisa: que o escutes!!!

Nota: muitas destas dicas são baseadas na Comunicação Não Violenta, trabalho desenvolvido por Marshall B. Rosenberg há mais de 40 anos. Convido-te a saberes mais sobre o tema!


Sem comentários:

Enviar um comentário