segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Broken window, broken heart


O Diogo jogava à bola nas traseiras da casa. O sol convidava a actividades no exterior e não foi preciso muita insistência para o conseguir arrancar dos jogos electrónicos e aproveitar que o primo estava em casa para jogarem futebol.

Passado 20 minutos ouço um vidro a partir-se! Fiquei furiosa! Avisei-os para terem cuidado e não jogarem perto de casa e ainda assim o Diogo conseguiu partir o vidro da sala!

Opção 1 - Grito com ele, digo que o avisei antes. Fica de castigo e não joga jogos electrónicos durante uma semana!

Opção 2 - Conversamos sobre a situação. Analisamos a consequência e discutimos soluções. O Diogo sugere participar na compra do vidro com o dinheiro que tinha juntado para o próximo jogo. Sugere ainda que numa próxima oportunidade joguem no campo de jogos do bairro.

Resultado da opção 1: vidro partido, coração partido. Corta a iniciativa, gera medo, zanga revolta.
Resultado da opção 2: a noção de que temos que assumir as consequências dos nossos actos; de que toda a actividade que faço pode ter consequência no outro; de que todo o erro tem solução

O que quero ensinar aos meus filhos? O que quero que eles retenham? Aceito os erros que os meus filhos cometem e dou-lhes oportunidade de corrigir? Ou castigo e corto oportunidades?

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