terça-feira, 4 de abril de 2017

Quando não paras tu... a vida faz-te parar!


Empurramos a vida para a frente... porque tem que ser!
Cumprimos as rotinas, gerimos expectativas... preparamos as roupas, cozinhamos as refeições, fazemos as compras... fazemos os relatórios, respondemos aos e-mails, trabalhamos ao serão... porque tem que ser!
Queremos ser as mulheres, profissionais, esposas, mães, filhas, amigas perfeitas... porque tem que ser! 
A simples ideia de tirarmos um tempo para nós, para descansar o corpo e a mente, para nos nutrirmos, para nos cuidarmos, parece impensável e ainda causa mais stress! O cuidar de nós acaba por ficar para último na lista das nossas prioridades... ou pelo menos das nossas acções!

Não "tem que ser"! A vida é complicada, mas nós complicamos ainda mais! A vida traz-nos desafios, mas nós criamos ainda mais limites! A vida cria expectativas, mas nós preocupamo-nos demais com elas! A vida avança depressa, mas nós não vivemos o momento! A vida pede-nos para parar, mas nós arranjamos todas as desculpas para não o fazer!

Sabemos que só cuidando melhor de nós conseguimos cuidar melhor dos outros. Sabemos que parando um pouco, tudo o resto flui melhor. Mas parar é difícil.

Ontem, enquanto trabalhava um pouco no computador, a L. perguntou-me se eu tinha um tempo para me mostrar uma coisa. Guiou-me até uma zona do jardim, onde me tinha preparado um verdadeiro SPA! Lavou-me as mãos, pés e rosto com água perfumada com flores e fez uma massagem com creme hidratante. Escovou os meus cabelos e entrançou-os! E eu relaxei e deixei-me ir, aproveitando cada momento.

Sei que ando mais cansada, mais tensa e com menos paciência. Sei que o cuidar de mim não tem sido prioridade nos últimos tempos. Sei que tenho que abrandar o ritmo. E a vida mostrou-me isso!

Quando não paras tu, a vida faz-te parar! De várias maneiras e de forma mais ou menos radical e intensa! 

Eu tive a sorte da vida me lembrar que tenho que abrandar através de umas doces mãos de 11 anos a cuidar de mim...

Sem comentários:

Enviar um comentário