terça-feira, 25 de outubro de 2016

De pantufas


"Sabes mãe, ainda sou tão pequena!
Gosto de imaginar e de sonhar...
Gosto de saltar e de brincar. Gosto de aprender e investigar. Gosto de perguntar e de escutar. 
Quero dançar! Rodopiar!Aprender com o cérebro mas também com as mãos, com as pernas, até com os pés! 
Querem "prender-me" à cadeira, aos livros, aos números... e eu só quero voar!"

Na escola de Jardim de Infância e na escola de 1ºciclo da minha filha L., os alunos calçavam umas pantufas mal chegavam à escola (ou galochas quando andassem no exterior). E este "ritual" aparentemente tão simples, sempre teve um significado muito grande para mim. Porque a minha "mente" trabalha melhor quando estou confortável! Porque a minha "mente" é mais livre e criativa quando não me sinto aprisionada! Porque se estou confortável me sinto mais calma e aumenta a minha dedicação, o focus, a criatividade, a boa disposição.

Porque nos é tão difícil "descalçar os sapatos"?
Que medos temos em questionar os hábitos?
Porque é tão importante mantermos o formalismo?

Porque nos é tão difícil ser livres? 


Sem comentários:

Enviar um comentário